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domingo, 19 de fevereiro de 2023

AMPLIANDO TEXTUALIDADE - Hepatócitos x Hepatite-A. REVISÃO E AMPLIAÇÃO PRT 27 938 394

 

Práticas Pedagógicas em Biologia

Professor César Augusto Venâncio da SILVA. Biologista. Professor. Licenciado em Biologia – UNIFAVENI(2022). Licenciando em Química – Linha de Pesquisa QUÍMICA MEDICINAL. Licenciando em Física – Linha de Pesquisa Física Médica. Especialista em Neurociência. Bacharelando em Biologia (Universidade Cruzeiro do Sul- 2023). Especialista em Análises Clínicas (FACULDADE BATISTA DE MINAS GERAIS – 2022).

ESTUDO DE CASO.

Introdução.

Este trabalho tem como objetivo apresentar um roteiro instrucional para a elaboração de um estudo de caso dentro do contexto da formação no Curso de Bacharelado em Biologia da Universidade Cruzeiro do Sul, com as finalidades de guiar o estudante daquela universidade na seguinte linha: “Atividade 1 - Considerando o estudo de caso proposto, imagine-se sendo Júlia, de modo que após o seu pai contar sobre Bia, você preparará um material para ensiná-la no próximo final de semana. ESTUDO DE CASO 0001-CAVS- APROFUNDANDO O CONHECIMENTO SOBRE VÍRUS E UMA CÉLULA COMO UM HEPATÓCITO” (APRESENTADA PELA UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL).

De outro lado o autor é especializando(pós-graduação) em Oncologia pela FACULDADE BATISTA DE MINAS GERAIS. E neste momento interage dentro do caso apresentado pela Universidade Cruzeiro do Sul. Com ênfase no Câncer de Fígado. Na pós-graduação em Oncologia (linha de pesquisa biologia do câncer) o autor espera incentivar a reflexão acerca dos resultados encontrados e fornecer uma "sequência" para a apresentação do estudo de caso e elaboração do relatório. O roteiro instrucional está constituído de: questões norteadoras; identificação; resumo dos problemas ou alterações identificadas; fundamentação teórica; alternativas ou propostas; ações implementadas ou recomendadas e discussão.

Sem perder de vista que um estudo de caso precisa ser relevante, interessante e específico. Mais do que isso: deve oferecer contribuições para o crescimento do segmento no qual o objeto de estudo está inserido. Se concluir parcialmente que ‘ao longo deste trabalho, veremos como esse método de pesquisa é abrangente e serve para as mais variadas finalidades. Não pretendemos encerrar o aprendizado aqui.

O pesquisador deve buscar sempre ter uma ampla visão dos estudos de casos, assim busque(pesquisador) se especializar na investigação de cases.

O estudo de caso é um dos mais antigos métodos utilizados no ensino de enfermagem e pode ser utilizado em educação continuada. Florence Nightingale já utilizava com seus alunos uma variação deste método de ensino, com a exigência de que os alunos levassem um caderno para registrar os casos excepcionalmente interessantes, sobre os quais seriam interrogados mais tarde para avaliar o que tinham aprendido (Heidgerken LE. Enseñanza de la Enfermeria. 2ª ed. México: Interamericana; 1963.)

Inicialmente nesta introdução se faz necessário compreender a dinâmica de um Estudo de Caso.

No Brasil, a utilização de estudos de casos no ensino foi descrita em 1934. Nessa época, o estudo de caso era organizado em: história, sintomas subjetivos e objetivos, exames, diagnóstico social e médico, tratamentos médico e de enfermagem, complicações e alta (Vidal ZC. "O caso de estudo". Annaes de Enfermagem 1934; 5(5):28-30.)

Podemos dialeticamente apresentar um roteiro para evolução cognitiva de conceitos. Exemplos:

       I.            O que é Estudo de Caso?

    II.            Qual a origem do estudo de caso?

 III.            Mas para que serve um Estudo de Caso?

 IV.            Definição de um Estudo de Caso.

    V.            Por que fazer um Estudo de Caso?

 VI.            Qual a importância de um estudo de caso?

VII.            Tipos de Estudos de Caso.

VIII.            Benefícios de realizar um Estudo de Caso.

 IX.            Como não fazer um Estudo de caso?

    X.            Como fazer um Estudo de Caso?

 XI.            Exemplo de Estudo de Caso da Keeps.

XII.            Conclusão.

XIII.            Questionamentos diversos (perguntas frequentes) sobre Estudos de Caso.

Vamos entender o que é um Estudo de caso, apresentaremos um exemplos e vamos desenvolver.

O estudo de caso pode ser ainda chamado de “case” sendo uma ferramenta utilizada, em estratégias diversas como base para validar uma proposta, sendo que no caso presente se desenvolve através de pesquisas mais profundas e minuciosas acerca do tema proposto, objetivando servir de base fundamentada no processo cognitivo do conhecimento.

Na disciplina proposta no Curso de Bacharelado em Biologia da Universidade Cruzeiro do Sul, são apresentados vários estudos de caso.

Por fim, ressalte que Estudo de Caso é uma estratégia de pesquisa que possibilita mergulhar no conhecimento acerca de determinado tema, na intenção de investigar as diversas vertentes sobre um mesmo assunto. É um método de estudo que colhe e analisa dados de modo bastante abrangente.

Neste trabalho introdutório, apontamentos acadêmicos, se esclarece que o termo estudo de caso ou caso de estudo são expressões sinônimas que designam um método da abordagem de investigação em ciências sociais simples ou aplicadas.

Inicialmente podemos questionar nos termos: “qual o objetivo principal de um estudo de caso?

Podemos dizer ainda que serve, o estudo de caso, como partida e base inspiratória para que o pesquisador, escritor, etc, possa ter um “norte” por onde seguir ao decidir concretizar um trabalho semelhante àqueles já referenciados.

Importante ter em mente que podemos e devemos adotar uma Metodologia, e desta forma, apresentamos aqui a metodologia adotada no presente estudo(hepatologia). No início devemos definir o problema e as perguntas que orientaram a pesquisa. Em seguida, descreve-se o método de pesquisa utilizado (o estudo de caso), suas vantagens e desvantagens, assim como os métodos de coleta e análise dos dados. Por fim, são discutidas as limitações do estudo.

Dessa forma, o estudo de caso tem como objetivo principal entender as rotinas, as características mais gerais e os detalhes de determinado colaborador, equipe de colaboradores ou companhia como um todo.

Fazer o uso dessa técnica possibilita uma compreensão mais detalhada e ao mesmo tempo simplificada dos contextos, possibilitando uma tomada de decisão mais fidedigna à realidade e ao contexto analisado.

O autor como pesquisador entende que o método é necessário e essencial para que tenhamos condições de identificar os benefícios e as possíveis falhas na pesquisa por uma solução. Através do estudo, as adaptações tendem a ser mais assertivas e a metodologia anteriormente utilizada trará mais segurança quanto à aplicação e resultados.

Creswell (2007) define o estudo de caso como uma metodologia de pesquisa, de abordagem qualitativa, na qual o investigador explora um sistema limitado ou vários sistemas limitados (um ou mais casos), ao longo do tempo e através de coleta de dados detalhada e completa, que utiliza múltiplas fontes de informação (observação, entrevistas, documentos e relatórios, entre outros), relatando a descrição de um caso e dos temas a ele relacionados.

De acordo com Yin (2003), o método de estudo de caso tem vantagem em relação a outros métodos quando se deseja saber o “como” e o “por quê” de algum fenômeno que seja contemporâneo e sobre o qual o pesquisador tenha pouco ou nenhum controle. O estudo de caso é, portanto, um método considerado muito útil quando se deseja analisar um fenômeno amplo e complexo, em que o conhecimento acumulado seja insuficiente para a proposição de relações de causa e efeito e, também, quando o fenômeno não pode ser analisado fora do contexto no qual ele naturalmente se manifesta (Bonoma, 1985, p. 207).

As principais vantagens do estudo de caso, então, podem ser assim definidas: permite investigar a evolução de um fenômeno atual, ao longo do tempo, em profundidade, utilizando-se de fontes múltiplas de evidência e possibilitando, inclusive, considerar dados de natureza quantitativa. São apontadas como suas desvantagens, em primeiro lugar, a falta de maior rigor científico, que seria ocasionada pela subjetividade a que estaria sujeito o pesquisador, e também, a impossibilidade de se fazer generalizações dos resultados obtidos para outras situações. O tamanho dos trabalhos, que tendem a ser bastante extensos, também é considerado uma desvantagem em relação a outros métodos (Yin, 2003).

Para que um estudo de caso produza o efeito esperado, ele deve trazer em seu bojo um motivo que se adapte à realidade e ao contexto daquilo que será desenvolvido.

Observe que neste caso apresentado, ele representa o conhecimento técnico e científico sobre aspecto de uma especialidade que é a Hepatologia. Dando ênfase sua aplicação conceitual em “hepatócitos e vírus, com eventual etiopatogenia em câncer de fígado, a partir da presença da hepatite A”.

Na verdade o estudo de caso apresentado não servirá como um manual de instruções, e sim como um exemplo que visa ampliar o conhecimento inclusive com perspectiva de intervenção científica.

Qual a origem do estudo de caso?

O estudo de caso ou caso de estudo tem sua origem nas áreas da medicina e da psicologia, onde estudava-se de modo muito detalhado um único paciente, buscando entender a fundo como determinada doença era transmitida, agia no corpo frente aos medicamentos e condições climáticas.

O presente trabalho monográfico abre precedente para o pesquisador desenvolver ‘Roteiro instrucional para a elaboração de um estudo de caso clínico”.

BIBLIOGRAFIA

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Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São PauloAv. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP – Brazil - E-mail: rlae@eerp.usp.br - Luzia Elaine Galdeano - Hospital Israelita Albert Einstein,  Faculdade de Enfermagem ,  legaldeano@hotmail.com - Lídia Aparecida Rossi - Márcia Maria Fontão Zago - ,  São Paulo,  ,  Universidade de São Paulo,  Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto ,  Brazil,  mmfzago@eerp.usp.br  SCImago image - OMS,  Centro Colaborador para o desenvolvimento da pesquisa em enfermagem  SCImago image.

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