RADIO INESPEC 2023 Player Disco

TV E RÁDIO INESPEC 2007-2023
contador de visitas gratis
Redececuinespec Inespec Protocolo 17.151.048 – 2021. 26 de junho de 2021, as 10:30:57 Análise da web de classe empresarial. Apresentada na plataforma de nível internacional do Google.

quarta-feira, 24 de maio de 2023

FÓRUM – PARTE II. Bacharelando CÉSAR AUGUSTO VENÂNCIO DA SILVA. LER/DORT.

 



Bacharelado em Biologia.

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

DISCIPLINA BIOSSEGURANÇA E PRIMEIROS SOCORROS.

Biossegurança.

FÓRUM – PARTE II.

Bacharelando CÉSAR AUGUSTO VENÂNCIO DA SILVA.

LER/DORT.

Orientadora Professora Poliana Nicolau de Pontes Soares.

Ojetivo; “Após assistir o vídeo, comente a respeito do tema abordado,destaque o(s) ponto(s) relevante(s) conforme sua análise”.

TEMA CENTRAL: Ler/Dort - Notificação Compulsória pelo SUS

https://youtu.be/r3A_kR5ZQnc

 

 

RELATÓRIO.

 

Trata-se uma palestra/orientação/formação apresentada como atividade impositiva para fins de nota acadêmica na disciplina  Biossegurança e Primeiros Socorros.

A docente orientadora  requesta que  Após assistir o vídeo, comente a respeito do tema abordado,destaque o(s) ponto(s) relevante(s) conforme sua análise”.

 

 

Visto o filme/palestra passo a expor minha reflexões focadas no objetivo.

 

Entendemos como  LER e  DORT, as doenças que mais acometem os trabalhadores, aponta estudo. As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são as doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros. A constatação é do estudo Saúde Brasil 2018, do Ministério da Saúde.

 

Os  sintomas mais comuns da LER DORT - Os principais sintomas relacionados a LER/DORT são:

·         Dor localizada;

·         Dor generalizada ou que irradia;

·         Desconforto;

·         Fadiga ou sensação de peso;

·         Formigamento;

·         Dormência;

·         Redução da força muscular.

·         Ddiagnóstico da LER e DOR - O diagnóstico das LER/Dort é basicamente clínico e é feito através de estudo da vida profissional pregressa, da história da doença e de exame físico minucioso.

 

Os  DORT mais comuns, são os distúrbios mais comuns:  Os distúrbios osteomusculares ocupacionais mais frequentes são as tendinites (particularmente do ombro, cotovelo e punho), as lombalgias (dores na região lombar) e as mialgias (dores musculares) em diversos locais do corpo.

 

 

Os os tipos de DORT. Alguns dos principais tipos de lesões por esforços repetitivos são:

·         Síndrome do Túnel do Carpo.

·         Tendinites dos Extensores dos Dedos.

·         Tenossinovite dos Flexores dos Dedos.

·         Tenossinovite Estenosante (Dedo em Gatilho)

·         Epicondilite Lateral.

·         Doença de Quervain.

 

Exame QUE detecta a LER - O diagnóstico é feito por meio de exame clínico e de imagem. A tomografia computadorizada, a ressonância magnética e a ultrassonografia podem ser muito úteis, mas é importante que seja feita uma avaliação multidisciplinar e determinar as causas para seja feito o tratamento adequado.

Causa da DORT - Possíveis causa:

Trabalhadores que estão em constante contato com computadores, linhas de montagem e equipamentos pesados têm grande propensão a desenvolver 
DORT. Outros profissionais que correm risco semelhante são tenistas, músicos e pessoas que realizam trabalhos manuais delicados, como as costureiras

 

Doenças são consideradas LER DORT. Tenossinovite e tendinite: inflamação de tendões. Epicondilite: inflamação de músculos e tendões do cotovelo. Bursite: inflamação das bursas (pequenas bolsas de líquido localizadas em pontos em que os músculos ou tendões encostam em umo osso).

Prevenir a LER DORT - A ginástica laboral é uma das ações mais eficazes para prevenir DORT. As aulas, acompanhadas de um profissional da saúde, ensinam

 

 

DRT LER/DORT

Todas as doenças, lesões e síndromes que afetam o sistema músculo esquelético, causadas, mantidas ou agravadas pelo trabalho (CID-10 G50-59, G90-99, M00-99). Em geral caracteriza-se pela ocorrência de vários sintomas inespecíficos, concomitantes ou não, que pode aparecer aos poucos, tais como dor crônica, parestesia, fadiga muscular, manifestando-se principalmente no pescoço, coluna vertebral, cintura escapular, membros superiores ou inferiores.

Para o perito se adota os Instrumentos para registro e análise.

 http://www.portalsinan.saude.gov.br/images/icon_pdf.png Ficha de notificação/investigação

*     Instrucional de preenchimento da ficha de notificação/investigação

*      

*     Dicionário de Dados.

chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://www.portalsinan.saude.gov.br/images/documentos/Agravos/DRT%20LER%20DORT/DIC_DADOS_DRT_LERDORT_v5.pdf

 

 

O Sinan.

O Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória (Portaria de Consolidação nº 4, de 28 de Setembro de 2017, Anexo), mas é facultado a estados e municípios incluir outros problemas de saúde importantes em sua região, difilobotríase no município de São Paulo. Sua utilização efetiva permite a realização do diagnóstico dinâmico da ocorrência de um evento na população, podendo fornecer subsídios para explicações causais dos agravos de notificação compulsória, além de vir a indicar riscos aos quais as pessoas estão sujeitas, contribuindo assim, para a identificação da realidade epidemiológica de determinada área geográfica. O seu uso sistemático, de forma descentralizada, contribui para a democratização da informação, permitindo que todos os profissionais de saúde tenham acesso à informação e as tornem disponíveis para a comunidade. É, portanto, um instrumento relevante para auxiliar o planejamento da saúde, definir prioridades de intervenção, além de permitir que seja avaliado o impacto das intervenções.

O Sinan serve para(O Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan)  tem como objetivo coletar, transmitir e disseminar dados gerados rotineiramente pelo Sistema de Vigilância Epidemiológica das três esferas de governo, por intermédio de uma rede informatizada, para apoiar o processo de investigação e dar subsídios à análise das informações de vigilância epidemiológica das doenças de notificação compulsória, a priori. É facultado a estados e municípios incluir outros problemas de saúde importantes em sua região.

 

Protocolo de Complexidade Diferenciada: Dor Relacionada ao Trabalho

chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://renastonline.ensp.fiocruz.br/sites/default/files/arquivos/recursos/dor_relacionada_trabalho_ler_dort.pdf

Os casos de LER/Dort, no Brasil, foram primeiramente descritos como tenossinovites ocupacionais. Foram apresentados, no XII Congresso Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (1973), casos de tenossinovites ocupacionais em lavadeiras, limpadoras e engomadeiras, recomendando-se que fossem observadas pausas de trabalho daqueles que operavam intensamente com as mãos.

No campo social, sobretudo na década de 80, os sindicatos dos trabalhadores de processamento de dados travaram uma luta pelo enquadramento da tenossinovite como doença do trabalho. Nestes últimos anos, várias outras entidades nosológicas, além da tenossinovite, passaram a ser consideradas como LER/Dort pelo Ministério da Saúde – conforme atestam as publicações “Protocolo de Investigação, Diagnóstico, Tratamento e Prevenção” (BRASIL, 2000) e “Doenças Relacionadas ao Trabalho: Manual de Procedimentos para os Serviços de Saúde” (BRASIL, 2001a), capítulo XVIII – e pelo Ministério da Previdência Social – de acordo com o Anexo II do Decreto n.º 3.048/99 (BRASIL, 1999a) e a Instrução Normativa nº 98/03 (BRASIL, 2003).

Em estudo sobre os benefícios por incapacidade realizado pela Previdência Social, observou-se que as entidades nosológicas referentes às LER/Dort foram estatisticamente associadas a aproximadamente 200 ramos econômicos (BRASIL, 2009).

Em 28 de abril de 2004, o Ministério da Saúde publicou a Portaria n.º 777/04 (BRASIL, 2004), que tornou de notificação compulsória vários agravos à saúde relacionados ao trabalho. Entre eles, os casos de LER/Dort.

 

Referência bibliográfica: 

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Dor relacionada ao trabalho : lesões por esforços repetitivos (LER) : distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort) / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012. 68 p. : il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Saúde do Trabalhador ; 10. Protocolos de Complexidade Diferenciada) ISBN 978-85-334-1728-1

CID: 

Capítulo XIII - Doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo (M00-M99)Outras dorsopatias (M50-M54)Dorsalgia (M54)Outras dorsopatias não classificadas em outra parte (M53)Outros transtornos dos tecidos moles (M70-M79)Lesões do ombro (M75)Outras entesopatias (M77)Outros transtornos dos tecidos moles, não classificados em outra parte (M79)Transtornos dos tecidos moles relacionados com o uso, uso excessivo e pressão (M70)Transtornos fibroblásticos (M72)Transtornos das sinóvias e dos tendões (M65-M68)Sinovite e tenossinovite (M65)Capítulo XX - Causas externas de morbidade e de mortalidade (V01-Y98)Excesso de esforços, viagens e privações (X50-X57)Excesso de exercícios e movimentos vigorosos ou repetitivos (X50)

 

Conclusão.

Quem deve fazer à notificação compulsória.

A notificação compulsória imediata deve ser realizada pelo profissional de saúde ou responsável pelo serviço assistencial que prestar o primeiro atendimento ao paciente, em até 24 (vinte e quatro) horas desse atendimento, pelo meio mais rápido disponível.

Salvo Melhor Juízo, essas são as reflexões empós a observância do contexto apresentado.

 

César Augusto Venâncio da SILVA

Participante

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Psicologia Objetiva - O que é Felicidade e Como ser Feliz

  VÍDEOS O que é Felicidade e Como ser Feliz | Geronimo Theml A gente vive procurando o que é felicidade, mas se esquece que ela pode ter de...