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sábado, 18 de fevereiro de 2023

Práticas Pedagógicas em Biologia aplicadas a biologia médica - parte integrante da formação em bacharelado em biologia

 

Práticas Pedagógicas em Biologia

Professor César Augusto Venâncio da SILVA. Biologista. Professor. Licenciado em Biologia – UNIFAVENI(2022). Licenciando em Química – Linha de Pesquisa QUÍMICA MEDICINAL. Licenciando em Física – Linha de Pesquisa Física Médica. Especialista em Neurociência. Bacharelando em Biologia (Universidade Cruzeiro do Sul- 2023)

 

Propostas das Atividades

 

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Atividade 1

Caro(a) aluno(a),

Considerando o estudo de caso proposto, imagine-se sendo Júlia, de modo que após o seu pai contar sobre Bia, você preparará um material para ensiná-la no próximo final de semana.

Vamos ao trabalho?

Passo 1 – aprofundando o conhecimento sobre o vírus e uma célula como um hepatócito:

Aqui estão algumas dicas de materiais para estudar:

Livros da Biblioteca Virtual:

ALBERTS, B. Fundamentos da Biologia Celular. 4. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2017.

CORDEIRO, C. F. Fundamentos de Biologia Molecular e Celular. Curitiba, PR: Intersaberes, 2020.

TORTORA, G. J.; FUNKE, B. R.; CASE, C. L. Microbiologia. 12. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2017.

Artigo:

PEREIRA, F. E. L.;. GONÇALVES, C. Hepatite A. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 36, n. 3, p. 387-400, 2003. Disponível em:  <https://www.scielo.br/pdf/rsbmt/v36n3/16341.pdf>.

Vídeo:

As células em 3D, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gyGWN_Vk2ps>.

Use também os materiais que você tem das disciplinas estudadas.

Algumas considerações:

Os hepatócitos são as células que constituem o parênquima do fígado e são cerca de 80% das células desse órgão, o qual é bem irrigado de sangue e importante para o funcionamento do corpo humano. As funções dessas células são muitas, entre elas:

·         Realizar síntese proteica de várias substâncias importantes que estão no sangue:

·         i) albumina, responsável pelo transporte e manutenção do controle osmótico;

·         ii) protrombina e fibrinogênio, responsáveis pelo processo de coagulação sanguínea;

·         iii) lipoproteínas e outras proteínas utilizadas na manutenção celular;

·         Secretar a bile;

·         Armazenar diversos metabólitos, tais como vitamina A e glicogênio;

·         Ter papel ativo na desintoxicação e neutralização de toxinas como bebidas alcoólicas e fármacos.

Os vírus são seres acelulares, formados de DNA ou RNA, uma capa proteíca chamada de capsídeo e podem ou não apresentar envelope viral lipoproteíco.

As hepatites virais são doenças infecciosas que afetam o fígado. Cinco diferentes vírus são agentes etiológicos da hepatite viral no homem: o vírus da hepatite A (HAV), o vírus da hepatite B (HBV), o vírus da hepatite C (HCV), o vírus da hepatite D ou Delta (HDV) e o vírus da hepatite E (HEV) – todos são RNA, com exceção do HBV, que possui genoma DNA.

A hepatite viral ocorre no fígado e o vírus causa um processo necrótico e inflamatório característico. Os cinco vírus apresentam diferenças quanto ao tipo de genoma viral, estrutura molecular e classificação taxonômica. As hepatites A e E são transmitidas pela via oro-fecal e causam infecções agudas benignas, que evoluem para a cura sem a necessidade de tratamento específico. As hepatites B, C e D podem evoluir para a hepatite crônica, tendo como principais complicações a cirrose e o carcinoma hepatocelular.

Passo 2 – preparando a aula:

Deverá ser realizada e enviada como Atividade de Sistematização.

O dia da sua aula está chegando. Faça sua apresentação utilizando o Office PowerPoint para dinamizar a atividade.

A sua apresentação deverá conter:

·         No máximo, 5 slides;

·         Um slide com o nome da Instituição, o título do trabalho, o seu nome e RGM;

·         Os outros 4 slides deverão conter:

·         Uma imagem de um hepatócito e uma de um vírus da hepatite A;

·         Numerar as organelas do hepatócito e as estruturas do vírus;

·         Um texto com o nome de cada organela do hepatócito e sua função, destacando as principais organelas do hepatócito;

·         Um texto com as estruturas do vírus da hepatite A e as suas funções, explicando porque o vírus é um organismo acelular e parasita intracelular obrigatório.

·         Um slide com os pontos de destaque dos seus estudos. Neste slide comente sobre as suas descobertas acerca do tema e o que você aprendeu de mais interessante.

Torne a sua apresentação o mais interessante possível! Lembre-se, cative a sua aluna, Bia. Consulte os seguintes recursos para este objetivo:

·         Tarefas básicas para criar uma apresentação do Office PowerPoint, disponível em: <https://support.office.com/pt-br/article/Tarefas-b%C3%A1sicas-para-criar-uma-apresenta%C3%A7%C3%A3o-do-PowerPoint-efbbc1cd-c5f1-4264-b48e-c8a7b0334e36>;

·         5 dicas de um expert do TED para fazer slides cativantes, disponível em: <https://exame.abril.com.br/carreira/5-dicas-de-um-expert-do-ted-para-fazer-slides-cativantes>.

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Atividade 2

Passo 1: aprofundando seus conhecimentos e estudando sobre as dúvidas levantadas pela Bia e Júlia.

Agora, você tem algumas dúvidas como a Bia e Júlia?

Lembre-se que você também pode pesquisar na Biblioteca Virtual da Universidade, na Scielo, no Google Acadêmico e em outras plataformas os artigos, livros e periódicos para seu estudo.

Outra dica: pense bem no problema que você quer resolver para usar palavras-chave que se relacionem aos temas que você quer se aprofundar. Quais seriam estas palavras?

Seguem algumas sugestões de leitura para estudo e aprofundamento do conhecimento.

Material sobre hepatite A e resistência bacteriana às drogas:

BIERNATH, A. O salto do número de casos da hepatite A – aumento expressivo do número de pessoas com essa infecção em cidades brasileiras preocupa as autoridades. Veja – Saúde, 14 ago. 2018. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/medicina/o-salto-da-hepatite-a>.

CHALET, A. Ameaça das superbactérias deve aumentar no pós-pandemia. R7, 26 maio 2020. Disponível em: <https://noticias.r7.com/saude/ameaca-das-superbacterias-deve-aumentar-no-pos-pandemia-26052020>.

CLEMENS, S. A. C. et al. Soroprevalência para hepatite A e hepatite B em quatro centros no Brasil. Rev. Soc. Bras. Med. Trop., Uberaba, MG, v. 33, n. 1, p. 1-10, 2000. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rsbmt/v33n1/v33n1a01.pdf>.

DA COSTA, A. L. P.; SILVA JUNIOR, A. C. S. Resistência bacteriana aos antibióticos e Saúde Pública: uma breve revisão de literatura. Estação Científica (Unifap), v. 7, n. 2, p. 45-57, ago. 2017. Disponível em: <https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2555>.

FERREIRA, C. T.; SILVEIRA, T. R. Hepatites virais: aspectos da epidemiologia e da prevenção. Rev. Bras. Epidemiol., São Paulo, v. 7, n. 4, p. 473-487, 2004. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbepid/v7n4/10.pdf>.

FERREIRA, R. M. C. β-Lactamases em Acinetobacter baumannii multirresistente em isolados de pneumonia em um hospital na Cidade de Uberlândia, MG. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2018. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24928>.

TEIXEIRA, B. C.; CAMPOS, L. S.; CASALINI, C. E. C. Perfil da automedicação em estudantes de Ensino Superior: impacto na resistência bacteriana. Revista Saúde Integrada, v. 12, n. 24, p. 67-78, 2019. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/287230263.pdf>.

Algumas considerações:

O Boletim de Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde, de 2016, apresentou uma lista dos os microrganismos que são os mais frequentes causadores das Infecções Primárias de Corrente Sanguínea (IPCS) em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos:  Klebsiella Pneumoniae (16,9%), Staphylococcus Coagulase Negativo (16,5%), Staphylococcus aureus (13,2%), Acinetobacter spp. (12,2%) e Pseudomonas aeruginosa (10,0%). Essa frequência de distribuição varia dependendo da região do País. Nesse documento está descrito que entre os cocos Gram-positivos, a resistência à oxacilina foi observada em 74,9% das amostras de Staphylococcus Coagulase Negativo e 57,4% das amostras de S. aureus e a resistência à vancomicina foi observada em 28,8% dos Enterococcus spp. Nos bacilos Gram-negativos, como já observado nos anos anteriores, foram observadas altas taxas de resistência aos carbapenêmicos. Nos bacilos Gram-negativos não fermentadores, a resistência aos carbapenêmicos foi observada em 77,4% dos Acinetobacter spp. e 39,1% de Pseudomonas aeruginosa. Nos Gram-negativos pertencentes à família Enterobacteriaceae, as taxas de resistência aos carbapenêmicos e às cefalosporinas de amplo espectro (terceira e/ou quarta gerações) foi de 43,3% para Klebsiella pneumoniae, 21,6% para Enterobacter spp. e 9,7% para Escherichia coli,

Passo 2: respostas ao estudo de caso: “Descobrindo como Vovô adquiriu hepatite A e como as bactérias se tornam resistentes aos antibióticos”.

Agora você já deve ter lido o estudo de caso, o material sugerido e outros que você mesmo pesquisou. Relembraremos as dúvidas da Júlia e Bia para respondê-las.

Lembre-se de que as respostas devem ter uma contextualização, serem completas e objetivas. Cada resposta deve ter de 2 a 10 linhas, com letras no formato “Times New Roman” e em tamanho 12.

Questão 1 – Como o Vovô Georges adquiriu a hepatite A e qual é o provável local de contaminação?

Dica: existe mais de uma resposta certa, mas você deve responder uma. Demonstre o seu raciocínio para mostrar como chegou a tal conclusão.

Questão 2 – O que é resistência natural das bactérias a um determinado antibiótico?

Dica: Esta pergunta está relacionada ao uso de medicamento errado. Amplo espectro, baixo espectro etc.

Questão 3 – As bactérias Acinetobacter e Klebsiella pneumoniae entre outras são problemas em UTI nos hospitais devido à resistência aos antibióticos. Além disso, existe possibilidade real do aparecimento de outras bactérias se tornarem resistentes a diversos antibióticos. Atualmente, as indústrias farmacêuticas não estão mais empenhadas na descoberta e produção de novos antibióticos. Cite, ao menos, dois motivos que justifiquem a possibilidade de surgimento dessas bactérias?

Algumas considerações para as próximas duas questões:

Como você já sabe, bactéria é um organismo procarionte que se reproduz por divisão binária e pode levar de 20 a 30 minutos para se reproduzir. Com esse tipo de reprodução, a população de bactérias dobra a cada ciclo e apresenta um crescimento exponencial.

Outro conceito que você já estudou é que todos os descendentes de uma bactéria são geneticamente iguais à mãe, isto é, “são clones”.

Segundo um levantamento feito pelo Instituto de Ciência e Tecnologia e Qualidade (ICTQ), 76,4% da população brasileira se automedicam. Deste modo, o uso indevido de antibióticos é um problema crescente de saúde pública atualmente e está diretamente relacionado à resistência bacteriana e ao aparecimento de superbactérias.

Questão 4 – Quais são os mecanismos biológicos/genéticos que podem fazer com que uma bactéria adquira resistência a um determinado antibiótico?

Questão 5 – Explique com as suas palavras por que a utilização de antimicrobianos deve ser cada vez mais restrita, com o uso controlado?

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Atividade 3

Passo 1: aprofundando os seus conhecimentos e estudando sobre as dúvidas levantadas pela Bia e Júlia para montar um mapa mental.

Você já tem algumas perguntas que as meninas pensaram. Depois da conversa das duas, você ficou com dúvidas sobre o conteúdo de Biologia? Se sim, quais perguntas surgiram na sua cabeça?

Seguem algumas sugestões de leitura para estudo e aprofundamento do conhecimento:

Artigos:

BARBOSA, E. S.; SOUZA, C. R. Ecologia associada a empregos de corredores ecológicos: benefício à preservação da biodiversidade brasileira. Caderno Meio Ambiente e Sustentabilidade, v. 12, n.7, p. 89-97, 2018. Disponível em: <https://www.uninter.com/cadernosuninter/index.php/meioAmbiente/article/view/525>.

BRASIL. Livro vermelho da fauna brasileira ameaçada de extinção. v. 1. Brasília, DF: ICMBio/MMA, 2018. Disponível em: <https://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/comunicacao/publicacoes/publicacoes-diversas/livro_vermelho_2018_vol1.pdf>.

COSTA, P. S. C. Doenças e parasitas em abelhas? Como assim? Existe mesmo isso? [20--]. Disponível em: <http://www.cpt.com.br>.

FREITAS, P. V. D. X. et al. Declínio populacional das abelhas polinizadoras: revisão. Pubvet. v. 11, n. 1, p. 1-102, 2017. Disponível em: <https://www.pubvet.com.br/artigo/3555/decliacutenio-populacional-das-abelhas-polinizadoras-revisatildeo>.

IMPERATRIZ-FONSECA, V. L.; NUNES-SILVA, P. As abelhas, os serviços ecossistêmicos e o Código Florestal Brasileiro. Biota Neotrop., v. 10, n. 4, p. 59-62, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-06032010000400008&lng=en&nrm=iso>.

SKINNER, L. F.; AZEVEDO, M. A. M. Conservação in situ e ex situ da biodiversidade brasileira. Diversidade e Gestão. v. 2, n. 2, p. 47-51, 2018. Disponível em: <https://itr.ufrrj.br/diversidadeegestao/wp-content/uploads/2019/02/Conservacao.pdf>.

Lembre-se que você também pode pesquisar na Biblioteca Virtual da Universidade, na Scielo, no Google Acadêmico e em outras plataformas os artigos, livros e periódicos para seu estudo.

Passo 2 – produzindo um mapa mental:

Provavelmente a primeira pergunta que lhe veio à cabeça foi: Como fazer um mapa mental? Assista ao vídeo que mostra como fazer um mapa mental de forma simples, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ViYNK0Kpay8>.

O tema do seu mapa mental é:  Biodiversidade e abelhas polinizadoras.

Para você montar o mapa mental, primeiro é melhor definir os tópicos que deseja colocar, podendo ser definições, conceitos, causas, perguntas etc.

Seja criativo (a), coloque figuras relacionadas ao que você escreveu.

Seguem algumas sugestões de tópicos, mas isto é com você, okay?

·         Biodiversidade: está diminuindo?

·         Causas da diminuição da biodiversidade;

·         A diminuição da biodiversidade também é causada pela diminuição das abelhas polinizadoras?

·         Polinização por abelhas, como ocorre?

·         Importância das abelhas na produção agrícola;

·         Importância das abelhas nos ambientes naturais;

·         Quais alimentos necessitam de polinização por abelhas?

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Atividade 4

Passo 1 – conhecendo um pouco mais sobre sementes:

Seguem alguns artigos sobre diversos aspectos de sementes, tais como marketing na área de sementes, sementes crioulas e políticas públicas, agricultura familiar e sementes, sementes transgênicas:

FERNANDES, G. B. Sementes crioulas, varietais e orgânicas para a agricultura familiar: da exceção legal à política pública. In: SAMBUICHI, R. H. R. et al. A política nacional de agroecologia e produção orgânica no Brasil: uma trajetória de luta pelo desenvolvimento rural sustentável. Brasília, DF: Ipea, 2017. Disponível em: <http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/8814/1/Sementes%20crioulas.pdf>.

SANTOS, A. D.; CURADO, F. F.; TAVARES, E. D. Pesquisas com sementes crioulas e suas interações com as políticas públicas na região Nordeste do Brasil. Cadernos de Ciência & Tecnologia, n. 36, p. 119, 2019.

SOUZA, M. M. O. et al. Agrotóxicos, sementes transgênicas e novas biotecnologias: amarras históricas e tendências atuais. Revista Brasileira de Agroecologia. v. 14, n. 2 esp., p. 124-137, 2019.

TAVARES, L. C. et al. Estratégias de marketing na área de sementes. Arq. Inst. Biol., São Paulo, v. 83, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?Script=sci_arttext&pid=S1808-16572016000100405&lng=en&nrm=iso>.

Agora, alguns artigos de jornais e revistas sobre o assunto:

Sementes misteriosas da China chegam ao Brasil e autoridades emitem alerta. Apesar de parecerem inofensivas, autoridades de Santa Catarina emitiram um alerta com orientações sanitárias para quem recebeu o pacote chinês com sementes, disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2020/09/4876023-sementes-misteriosas-da-china-chegam-ao-brasil-e-autoridades-emitem-alerta.html>;

Agricultura alerta sobre perigos do recebimento de pacotes de sementes não solicitadas: caso não tenha feito compra on-line ou não reconheça o remetente, a recomendação é entrar em contato com a Secretaria, disponível em: <https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/agricultura-alerta-sobre-perigos-do-recebimento-de-pacotes-de-sementes-nao-solicitadas>.

Passo 2 – resolvendo o estudo de caso: Brinde chegando pelos Correios: saquinhos com sementes:

Imagine-se biólogo (a) da Secretaria Municipal de Agricultura da sua cidade, tendo sido chamado (a) para falar em um programa de rádio amplamente ouvido por pequenos agricultores e estudantes de Biologia, Agronomia e Zootecnia.

Assim, escreva um texto com, no mínimo, 10 linhas e, no máximo, 20 linhas, alertando sobre o fato. O seu texto deverá conter:

Linguagem acessível, mas com dados científicos;

Orientações sobre como as pessoas devem proceder se receberem tais sementes pelos Correios.

 

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