RADIO INESPEC 2023 Player Disco

TV E RÁDIO INESPEC 2007-2023
contador de visitas gratis
Redececuinespec Inespec Protocolo 17.151.048 – 2021. 26 de junho de 2021, as 10:30:57 Análise da web de classe empresarial. Apresentada na plataforma de nível internacional do Google.

quarta-feira, 24 de maio de 2023

Biossegurança DRT LER/DORT

 

 








DRT LER/DORT

Todas as doenças, lesões e síndromes que afetam o sistema músculo esquelético, causadas, mantidas ou agravadas pelo trabalho (CID-10 G50-59, G90-99, M00-99). Em geral caracteriza-se pela ocorrência de vários sintomas inespecíficos, concomitantes ou não, que pode aparecer aos poucos, tais como dor crônica, parestesia, fadiga muscular, manifestando-se principalmente no pescoço, coluna vertebral, cintura escapular, membros superiores ou inferiores.

Para o perito se adota os Instrumentos para registro e análise.

 http://www.portalsinan.saude.gov.br/images/icon_pdf.png Ficha de notificação/investigação

*     Instrucional de preenchimento da ficha de notificação/investigação

*      

*     Dicionário de Dados.

chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://www.portalsinan.saude.gov.br/images/documentos/Agravos/DRT%20LER%20DORT/DIC_DADOS_DRT_LERDORT_v5.pdf

 

 

Protocolo de Complexidade Diferenciada: Dor Relacionada ao Trabalho

chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://renastonline.ensp.fiocruz.br/sites/default/files/arquivos/recursos/dor_relacionada_trabalho_ler_dort.pdf

Os casos de LER/Dort, no Brasil, foram primeiramente descritos como tenossinovites ocupacionais. Foram apresentados, no XII Congresso Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (1973), casos de tenossinovites ocupacionais em lavadeiras, limpadoras e engomadeiras, recomendando-se que fossem observadas pausas de trabalho daqueles que operavam intensamente com as mãos.

No campo social, sobretudo na década de 80, os sindicatos dos trabalhadores de processamento de dados travaram uma luta pelo enquadramento da tenossinovite como doença do trabalho. Nestes últimos anos, várias outras entidades nosológicas, além da tenossinovite, passaram a ser consideradas como LER/Dort pelo Ministério da Saúde – conforme atestam as publicações “Protocolo de Investigação, Diagnóstico, Tratamento e Prevenção” (BRASIL, 2000) e “Doenças Relacionadas ao Trabalho: Manual de Procedimentos para os Serviços de Saúde” (BRASIL, 2001a), capítulo XVIII – e pelo Ministério da Previdência Social – de acordo com o Anexo II do Decreto n.º 3.048/99 (BRASIL, 1999a) e a Instrução Normativa nº 98/03 (BRASIL, 2003).

Em estudo sobre os benefícios por incapacidade realizado pela Previdência Social, observou-se que as entidades nosológicas referentes às LER/Dort foram estatisticamente associadas a aproximadamente 200 ramos econômicos (BRASIL, 2009).

Em 28 de abril de 2004, o Ministério da Saúde publicou a Portaria n.º 777/04 (BRASIL, 2004), que tornou de notificação compulsória vários agravos à saúde relacionados ao trabalho. Entre eles, os casos de LER/Dort.

 

Referência bibliográfica: 

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Dor relacionada ao trabalho : lesões por esforços repetitivos (LER) : distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort) / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012. 68 p. : il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Saúde do Trabalhador ; 10. Protocolos de Complexidade Diferenciada) ISBN 978-85-334-1728-1

CID: 

Capítulo XIII - Doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo (M00-M99)Outras dorsopatias (M50-M54)Dorsalgia (M54)Outras dorsopatias não classificadas em outra parte (M53)Outros transtornos dos tecidos moles (M70-M79)Lesões do ombro (M75)Outras entesopatias (M77)Outros transtornos dos tecidos moles, não classificados em outra parte (M79)Transtornos dos tecidos moles relacionados com o uso, uso excessivo e pressão (M70)Transtornos fibroblásticos (M72)Transtornos das sinóvias e dos tendões (M65-M68)Sinovite e tenossinovite (M65)Capítulo XX - Causas externas de morbidade e de mortalidade (V01-Y98)Excesso de esforços, viagens e privações (X50-X57)Excesso de exercícios e movimentos vigorosos ou repetitivos (X50)

 

alongamentos e correção de postura, aliviando dores e tensões musculares.

Salvo Melhor Juízo, essas são as reflexões empós a observância do contexto apresentado.

 

César Augusto Venâncio da SILVA

Participante

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Psicologia Objetiva - O que é Felicidade e Como ser Feliz

  VÍDEOS O que é Felicidade e Como ser Feliz | Geronimo Theml A gente vive procurando o que é felicidade, mas se esquece que ela pode ter de...